Receitas do Duda, informação sobre alimentação saudável, nutrição completa e dietas alternativas (liquidas) e adaptaveis (para minhas amigas fonoaudiologas e nutricionistas)


Energia

Na base da pirâmide alimentar, a Principal função do Carbohidrato (Açúcares e Amidos) é prover energia para as células do organismo. Principalmente as células do cérebro. O único orgão dependente de Carbohidrato, que na sua desintegração, resulta na Glicose que é abosorvida pelas células do cérebro. A ingestão diária recomendada de Carbohidrato é de 130g para adultos e crianças, baseada na quantia mínima comum de Glicose utilizada pelo cérebro. Porém esse valor pode ser maior, para satisfazer a carência de energia do indivíduo, que consome, num nível aceitável, Gorduras e Proteínas. O consumo médio de Carbohidrato é de 220 a 330 g/d (gramas por dia) para homens e de 180 a 230 g/d para mulheres.
 

O carbohidrato no organismo, sofre um metabolismo transformando se glicose sendo transportado pelo sangue, depois será armazenado nos músculos e fígado, na forma de Glicogênico. É esse glicogênico que da força ao músculos, para fazer desde tarefas simples como levantar, andar, até exercícios mais complexos com nadar e correr. Quando a quantidade armazenada é maior do que a necessária, no caso de uma pessoa sedentária por exemplo, que tem uma dieta rica em carbohidrato, o mesmo se transforma em gordura: os triglicídeos. Os triglicídeos ficam depositados no organismo até que seja eliminado através de uma dieta e principalmente de exercícios

 

Definição e Classificação do Carbohidrato

Carbohidrato são substâncias orgânicas que também recebem o nome de Hidrato de Carbono. Sua fórmula é "CH2O", 1 átomo de carbono, 2 átomos de Hidrogênio e 1 de oxigênio. Os Carbohidratos são encontrados no reino vegetal, sendo nesse a sua maioria, e no reino animal.

Os Carbohidratos, são mais conhecidos como Açúcar e Amido. Podem ser classificados em categorias baseado no número de unidades ou molécula de glicose que contém. São elas:

Monossacarídeos - Contém 1 unidade de glicose, ex.: Frutose, Glicose, galactose;
Dissacarídeos - Contém 2 unidades de glicose,
- 1 de glicose e 1 de frutose - Sacarose - Açúcar das frutas
- 1 de glicose e 1 de galactose - Lactose - Açúcar do Leite
- 1 de glicose e 1 de glicose - maltose - Açúcar do Malte, (ex:trigo)
Oligssacarídeos - Contém 3 até 10 unidades de glicose, ex: Rafinose (encontrada em alguns legumes) e Estaciose
Polissacarídeos - Que contém acima de 10 unidades de glicose. Ex: Amido e Glicogênios.
Alcoóis de açúcar como: Sorbitol, álcool de glicose. Manitol, álcool de frutose.

Definição de Açúcar e Amido

Quando dissemos que um alimento é rico em carbohidrato, estamos dizendo que ele rico em açúcar ou amido e na maioria das vezes os dois. Um bolo de frutas contém açúcar e amido. Nas frutas são encontradas os monossacarídeos como a Frutose e na farinha de trigo utilizada para fazer o bolo, o Polissacarídeo como Amido.

Chamamos de açúcar, geralmente, os monossacarídeos e Dissacarídeos, processados e isolados, ou seja, retirados de suas fontes. Que dão um sabor mais acentuado de doce. Exemplo disso é o açúcar da cana, que na verdade é o dissacarídeo sacarose, uma mistura de glicose com frutose. A gente não acha a cana tão doce quanto o açúcar da cana. Como já foi dito, os mono- e dissacarídeos, estão presente nos vegetais como frutas, tubérculos como beterraba, no leite e seus derivadoss.

Além do açúcar, outros carbohidratos que consumimos muito é o Amido e as fibras alimentares. O amido e fibras estão presente nos grãos, cereais, tubérculos (batata, mandioca).

A glicose no sangue - Índice Glicêmico

Os carbohidratos nos fornecem grande quantidade de energia, mas se não utilizado, o seu excesso pode causar doenças como por exemplo: Obesidade e o Diabetes. A glicose é transportada para as células do músculo e do fígado através do sangue. A concentração da glicose no açúcar do sangue, pode variar durante o tempo da digestão de um alimento rico em carbohidrato, a esse processo damos o nome de Resposta Glicêmica ou Ìndice Glicêmico-IG. O Índice Glicêmico varia, dependendo do individuo, essa variação pode ser de uma rápida alta de glicose no sangue, seguida de uma rápida queda. Ou de uma prolongada alta e prolongada queda.

Estudando os 2 casos, foi possível fazer um classificação do IG. Através dessa classificação é possível saber qual alimento aumentará o nível de açúcar no sangue. A ingestão desse alimentos deve ser controlado por indíviduos que tem o diabetes.