Receitas do Duda, informação sobre alimentação saudável, nutrição completa e dietas alternativas (liquidas) e adaptaveis (para minhas amigas fonoaudiologas e nutricionistas)


Gorduras

 As gorduras ou lipídeos são nutrientes responsáveis por inúmeras funções importantes para o organismo, além de sua função energêtica, liberam maior quantidade de calorias por grama, as gorduras são também excelentes veículos de vitaminas lipossolúveis (solúveis em gorduras). Fornecem moléculas fundamentais para o organismo (prostaglandinas, lipoproteinas e colesterol) e ácidos graxos essenciais (imcapases de serem sintetizados pelo organismo,

necessitando serem introduzidos pela alimentação), incermentam o paladar dos alimentos e protegem contra variações de temperatura e contra a excessiva perda de água por transpiração. Quimicamente os lipídeos simples são ésteres de glicerol, moléculas constituidas por glicerol (que é um álcool) mais ácidos graxos. O glicerol contém três grupos hidroxila (OH), sucetíveis de reagirem com um, dois ou três ácidos graxos para formar as gorduras, que serão respectivamente mono, di ou triglicérides. A quase totalidade das gorduras alimentares são triglicérides. Com a fração glicerol a mesma em todos os tipos de lipídeos simples, a diferença entre eles reside então nos ácidos graxos, que podem vairiar segundo comprimento da cadeia carbônica, cadeia curta (quatro átomos de carbono), cadeia média ou cadeia longa (dezesseis a vinte átomos de carbono). Importantes como invólucro e fator de sustentação de órgãos do corpo, estende-se sob a pele constituindo verdadeira barreira térmica (mantém o calor). Reserva e fornecimento de energia nos períodos longos sem alimentação, principal fonte de tecidos adiposos.

Tipos de gorduras nos alimentos: Saturadas, Insaturadas(monoinsaturadas, poliinsaturadas) e Gorduras Trans

Os alimentos, tanto os naturais como os processados, podem conter vários tipos de gordura. Alguns tipos têm efeito positivo à saúde, aumentando o HDL, que é o "colesterol bom" enquanto outros podem ser prejudiciais, aumentando o nível de LDL, o "colesterol ruim". Mesmo os tipos de gordura benéfica devem ser consumidos com moderação, pois qualquer tipo de gordura contém mais calorias do que proteínas e carboidratos:

  • gorduras insaturadas, que pode ser dividida em:
    • monoinsaturada (benéfico)
    • poliinsaturada (benéfico)
    • gordura trans (prejudicial)
  • gordura saturada (prejudicial)

Gordura Monoinsaturada e Poliinsaturada

Esses 2 tipos de gorduras insaturadas têm um efeito positivo para a saúde. A substituição de gorduras saturadas por insaturadas ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue. O corpo necessita de gorduras para que o corpo absorva as vitaminas A, D, E e K. Porém, seu consumo deve ser moderado pois todos os tipos de gorduras também são ricos em calorias.

A gordura monoinsaturada pode ser encontrada nos seguintes alimentos:

  • abacate
  • óleo de canola
  • azeite de oliva
  • óleo de girassol
  • óleo de gergelim
  • óleo de amendoim

A gordura poliinsaturada pode ser encontrada nos seguintes alimentos:

  • peixes e frutos do mar (Ômega-3, 6, 9)
  • soja
  • óleo de peixe
  • grãos

Gordura Saturada

Ainda existem controvérsias sobre os efeitos maléficos da gordura saturada para a saúde do homem. No geral, especialistas condenam a gordura saturada, relacionando-a com o aumento de problemas cardíacos. Porém, existem especialistas que contestam esses supostos efeitos maléficos da gordura saturada, indicando que por trás dessa má fama estão as indústrias que queriam promover a gordura trans como uma melhor alternativa.

As gorduras saturadas podem ser encontradas no óleo e derivados de côco, bacon e banha de porco, óleo de algodão, óleo de palma(dendê), carnes gordurosas e laticínios integrais.

Gordura Trans

As gorduras trans são encontradas em produtos industrializados, após um processo de hidrogenação de óleos vegetais, como acontece com a margarina. A razão pela qual a hidrogenação de óleos vegetais é atraente para a indústria de alimentos é que ela proporciona diversas vantagens como:

  • aumento da validade do produto
  • podem substituir óleos feitos com gordura animal, portanto, pode ser comercializado para atender aos vegetarianos e outras culturas onde a gordura de porco não é permitida.
  • menor necessidade de regrigeração

As gorduras trans também podem ser encontradas em pequenas quantidades naturalmente, como no leite de animais ruminantes.

A gordura trans deve ser evitada pois estudos indicam que o consumo de gorduras trans em maiores quantidades está ligado ao desenvolvimentos de doenças do coração.