Receitas do Duda, informação sobre alimentação saudável, nutrição completa e dietas alternativas (liquidas) e adaptaveis (para minhas amigas fonoaudiologas e nutricionistas)


Quais são os Anti-oxidantes principais

Whey Protein

A suplementação com Whey Protein tem demonstrado ajudar bastante a seu corpo produzir o glutatione (GsH), o qual é reconhecido por muitos experts como o “antioxidante mais poderoso do corpo” e como o “agente curador mais poderoso do corpo”. O Whey protein contribui para a produção do glutatione em grande parte por ser rico nos aminoácidos cisteina e glutamina, os quais são precursores do glutatione. O uso de suplementos que aumentam a produção do corpo de glutatione, como o Whey protein, tem demonstrado ser mais eficaz do que a suplementação com glutatione puro. Estudos também indicam que a vitamina C age em sinergia com o glutatione para fortalecer o sistema imunológico.

Vitamina C

Quase como uma unanimidade, os cientistas e o público em geral concordam que a vitamina C é um dos antioxidantes mais poderosos. Pesquisas controladas por placebo, algumas duplo-cego, demonstraram que a ingestão de 400 a 3.000 mg de vitamina C por dia por vários dias antes e depois de exercícios intensos pode reduzir a dor e acelerar a recuperação muscular.

Vitamina E

A vitamina E é um dos antioxidantes mais aclamados, demonstrando ter um efeito poderoso contra a deterioração das células e efeitos contra o envelhecimento. Algumas pesquisas demonstraram que a suplementação com vitamina E na quantidade de 800 a 1.200 IU por dia reduz medidas bioquímicas de atividade de radicais livres e comprometimento do músculo causado por exercícios vigorosos.

Betacaroteno

O betacaroteno através de suas ações antioxidantes ajuda a neutralizar os radicais livres. 

O beta-caroteno é um dos mais de 600 caratenóides existentes na natureza conhecidos. Os caratenóides são os pigmentos que vão do amarelo ao vermelho e que estão distribuídos generalizadamente entre as plantas. Cerca de 50% destes podem potencialmente fornecer actividade de vitamina A, sendo assim referidos como caratenóides de provitamina A. O beta-caroteno é a mais abundante e a mais eficaz provitamina A nos nossos alimentos.

Em teoria, uma molécula de beta-caroteno pode ser clivada em duas moléculas de vitamina A. No entanto, no interior do corpo, o beta-caroteno é apenas convertido parcialmente em vitamina A sendo o resto é armazenado. Para além disso, a proporção do beta-caroteno convertido para vitamina A no corpo é controlado pelo estado de vitamina A e como tal não pode causar a toxicidade da vitamina A nos humanos. Provas disponíveis actualmente sugerem, que para além de ser uma fonte segura de vitamina A, o beta-caroteno desempenha vários papéis biológicos importantes que podem ser independentes do seu estado como provitamina.

Seus efeitos antioxidativos parecem ser fortalecidos quando juntos da vitamina C e vitamina E.

Ginkgo Biloba

Ginkgo flavona glicosídeos, as quais normalmente constituem cerca de 24% do extrato, são os principais responsáveis pela atividade antioxidante da Ginkgo Biloba, a qual pode ser extendida para o cérebro e a retina do olho.

Multivitamínicos

Muitas vitaminas e minerais tem ações antioxidantes e/ou são precursores de enzimas antioxidantes. Como alguns dos minerais e vitaminas mais populares que participam da proteção antioxidante podemos citar: magnésio, zinco, cobre, selênio, vitamina C, vitamina E, betacaroteno e a vitamina B2. Desta forma um suplemento multivitamínico (multivitamínicos normalmente contém estas vitaminas e minerais) pode lhe trazer grandes benefícios no combate aos radicais livres.

Chá Verde

O chá verde contém muitos antioxidantes. Ele já demonstrou aumentar drasticamente os níveis de antioxidantes através de apenas 1 dose.

CLA

Os suplementos de CLA além de já terem demonstrado em diversas pesquisas como sendo excelentes emagrecedores, estão também começando a ser conhecidos pelas suas ações antioxidantes.

Flavonóides

Flavonóides são um grupo de compostos químicos encontrados naturalmente em certas frutas, vegetais, chás, vinhos, nozes, sementes e raízes. 

Embora não sejam considerados vitaminas, os flavonóides têm várias funções nutricionais que têm sido descritas como modificadores de resposta biológica; a maioria atua como antioxidantes, e alguns têm propriedades antiinflamatórias. Têm sido demonstrado que flavonóides previnem ou retardam o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Foi descoberto que o cacau tem quase duas vezes mais antioxidantes do que o vinho tinto e até três vezes mais que os encontrados no chá verde.

Os Flavonóides são usualmente subdivididos em 5 subgrupos: flavonóis, flavonas, flavanonas, flavan-3-ols e antocianidinas.

 

Resveratrol

É um polifenol que pode ser encontrado principalmente nas sementes de uvas, na película das uvas pretas e no vinho tinto. Foi descoberto em pesquisa na PUCRS que a raiz de uma hortaliça chamada azeda possui cem vezes mais resveratrol do que o suco de uva ou o vinho. (Jornal Folha de São Paulo). Quanto mais intensa for a cor, quer do vinho quer das uvas, tanto maior o seu conteúdo em polifenóis. Além do resveratrol, existem outros polifenóis com interesse para a saúde humana, tais como os taninos, flavonas e os ácidos fenólicos.

Estudos parecem indicar que o resveratrol pode ajudar a diminuir os níveis de lipoproteínas de baixa densidade, também conhecidas como colesterol LDL e aumentar os níveis de lipoproteínas de alta densidade, o colesterol HDL. (O LDL, principalmente no seu estado oxidado, pode acumular-se nas paredes dos vasos sangüíneos, levando à formação de placas de ateroma. Essas placas dão origem à aterosclerose, que causa a obstrução dos vasos sangüíneos).

O resveratrol favorece a produção, pelo fígado, de HDL; e a redução da produção de LDL, e ainda impede a oxidação do LDL circulante. Tem, assim, importância na redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio.