
Receitas do Duda, informação sobre alimentação saudável, nutrição completa e dietas alternativas (liquidas) e adaptaveis (para minhas amigas fonoaudiologas e nutricionistas)
Alimentação Enteral
Enteral segue as premissa que é uma dieta para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada ou combinada, de composição definida ou estimada, especialmente formulada e elaborada para uso por sondas ou via oral, industrializado ou não, utilizada exclusiva ou parcialmente para substituir ou complementar a alimentação oral em pacientes desnutridos ou não, conforme suas necessidades nutricionais, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando a síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas".
Orientações gerais sobre nutrição enteral |
![]() |
O que é nutrição enteral ou dieta por sonda nasoenteral? Quando utilizar a sonda para se alimentar? Por quanto tempo devo permanecer com a sonda? Quais os tipos de sonda?
Como administrar a dieta? 1) As dietas deverão ser administradas em frasco e equipo. O nutricionista orientará em relação aos horários, forma e volume a ser administrado. Em geral, recomenda-se seis vezes por dia, em intervalos de três em três horas. 2) O volume de cada horário de dieta prescrita pelo nutricionista deve ser acondicionado no frasco. 3) Posteriormente, você deve conectar o equipo com a extremidade mais pontiaguda no frasco. Antes de conectar o equipo à sonda através da abertura do regulador, deixe que a alimentação percorra todo o equipo a fim de que saia o ar de dentro do mesmo. 4) Pendure o frasco a uma altura que permita a descida de dieta. Controle o gotejamento através do regulador. Esse é um fator que deve ser muito bem observado, pois interfere na digestão da dieta. A velocidade ideal do gotejamento deve ser de aproximadamente 50 a 60 gotas por minuto. Variações de tempo existem você irá aos poucos observar. 5) Enquanto estiver recebendo a dieta, não fique completamente deitado. Se possível, permaneça sentado em uma cadeira ou sofá. Encoste sempre alguns travesseiros nas costas até encontrar uma posição confortável. Com isso, você evita o refluxo da dieta e, conseqüentemente, o vômito. 6) Após o término de cada horário de dieta, injetar 50 ml de água filtrada ou mineral na sonda, com uma seringa descartável de 20 ml. O jato de água serve para limpar a sonda. 7) O frasco, o equipo e a seringa são descartáveis, mas podem ser reutilizados enquanto estiverem em condições de uso (limpos, sem resíduos, sem rachaduras, com o êmbolo deslizando facilmente dentro da seringa). 8) Lave o frasco, o equipo e a seringa com água e detergente neutro e enxágüe bem. Deixe por 20 minutos em solução de água com água sanitária (para 1 litro de água, utilizar 2 colheres de sopa de água sanitária) ou hipoclorito. Enxágüe com água filtrada ou mineral. Secar e guardar em local limpo. Se preferir utilize os produtos prontos à base de hipoclorito para fazer a desinfecção. E quando uma dieta não for administrada no horário? O que fazer em caso de:
Como administrar medicamentos pela sonda?
|